Procedimento
de Otomodelação

Também chamada de “Otoplastia Fechada”, a otomodelação consiste na correção de alguns tipos de orelha de abano sem a necessidade de realizar cortes.

PROCEDIMENTO DE OTOMODELAÇÃO

A Otomodelação deixa cicatrizes?

Não. Como não são realizadas incisões (cortes), não há cicatrizes.

A depender da genética de cada paciente, é possível que se forme quelóides no ponto de entrada das linhas de sutura, o que é muitíssimo raro.

ONDE ELA É FEITA ?

A otomodelação é feita no próprio consultório e dura em média cerca de 30 minutos por orelha. Pode ser realizada já na primeira consulta do paciente, caso haja indicação.

Técnicas de antissepsia local são usadas visando a segurança do procedimento.

É NECESSÁRIO ANESTESIA?

A otomodelação é feita com anestesia local, sem a necessidade de sedação, pois é um procedimento rápido e seguro.

PARA QUEM ELA É INDICADA ?

A otoplastia fechada pode ser indicada para casos leves de orelha de abano, geralmente quando há abertura apenas da porção superior das orelhas.

As orelhas proeminentes (também chamadas de orelhas de abano) podem ser causadas pelo aumento da distância entre a orelha e a cabeça e também pela falta de curvatura da anti-hélice da orelha. Neste último caso, muitas vezes é possível reconstruir tal curvatura sem a necessidade de cortes atrás da orelha, apenas por meio da confecção de pontos de sutura.

A indicação e escolha entre otoplastia e otomodelação ocorrerá após avaliação médica. Nossa equipe preza por escolher a técnica mais adequada para cada paciente, de forma personalizada, visando sempre o melhor resultado e a satisfação do paciente.

A PARTIR DE QUE IDADE ELA PODE SER INDICADA ?

A Dra. Larissa realiza a otomodelação após os 18 anos de idade. Antes disso, é preferível realizar a otoplastia, em centro cirúrgico.

A OTOMODELAÇÃO É UM PROCEDIMENTO DEFINITIVO ?

Existem trabalhos que mostram que, quando bem indicada, a otomodelação tem baixas taxas de recorrência a longo prazo. Embora não haja garantias quanto ao tempo de duração, a Dra. Larissa realiza tal procedimento com fios que não são absorvíveis ao longo do tempo, o que contribui para a perpetuação do procedimento. Caso haja soltura de algum ponto, novas avaliações são feitas dentro do primeiro ano, podendo ser realizado retoque.

A Dra. Larissa preza por acompanhar seus pacientes, sendo que todas as consultas de após o procedimento – que ocorrem, habitualmente, após  14 dias, 3 meses e 6 meses  – estão inclusas no valor do procedimento.

CUIDADOS APÓS A OTOMODELAÇÃO

Após o procedimento, o paciente deve permanecer com uma faixa de bailarina (ou tenista) durante o dia todo na primeira semana e apenas à noite até completar 1 mês.

 

Não há necessidade de repouso, podendo o paciente retornar ao trabalho logo após o procedimento.

Esportes de contato devem ser evitados no primeiro mês, mas a maioria das demais atividades físicas pode ser feita.

é necessário passar em consulta?

Sim. Muitos pacientes acreditam que podem comparecer diretamente apenas para a realização do procedimento. Contudo, a consulta médica é essencial para avaliar a real indicação do procedimento e também se há contraindicações médicas, tudo isso visando a maior segurança do paciente e o melhor resultado final! Lembrem-se, a sua saúde deve ser tratada com prioridade e, embora seja um procedimento de baixo risco, pode ter complicações irreversíveis quando realizadas por profissionais não capacitados.

ORELHAS - OUTROS PROCEDIMENTOS

LOBULOPLASTIA:

A Dra. Larissa também realiza lobuloplastias e lobulorrafias, que são procedimentos para diminuir o tamanho dos lóbulos da orelha (que podem estar aumentados pelo envelhecimento ou pelo uso de piercings e alargadores) e-ou para o fechamento dos furos causados por brincos.

O procedimento é feito no consultório, com as técnicas adequadas de assepsia e com anestesia local.

Entre em contato para saber mais!

MAIOR VOLUME AOS LÓBULOS - PREENCHIMENTO

Você já percebeu que, com o passar dos anos, os lóbulos das orelhas podem ficar flácidos e caídos, dificultando inclusive o uso de brincos. Isso ocorre porque, conforme envelhecemos, vamos perdendo tecidos de sustentação. O preenchimento com ácido hialurônico é uma nova forma de manter as orelhas com aspecto mais jovial, facilitando muitas vezes o uso dos brincos.

Nossos Depoimentos

Avaliações de Pacientes

Jaqueline
Jaqueline
Leia mais
"Muito competente e detalhista. Tirou as minhas dúvidas e me examinou com muita paciência!!!! Fiquei muito satisfeita com o resultado da cirurgia!"
Francisco
Francisco
Leia mais
"A Dra. Larissa é muito atenciosa e gentil, além de extremamente competente. Meu caso de rinite era bem complicado e ela me acompanhou durante longo período até encontrarmos o tratamento ideal para mim e finalmente eu me ver livre das crises! Recomendo muito a Dra. Larissa Muliterno!
Rosimeire
Rosimeire
Leia mais
"Profissional super competente, pudera, olhando em seus diplomas, é formada pelas melhores entidades de ensino, de Londrina, e de Sao Paulo. Além disso, ela é uma médica muito empática, muito humana, muito atenciosa. Tenho rinite gustativa. Ainda estou em tratamento , mas , nos primeiros dias já vi uma melhora absurda.
Candida
Candida
Leia mais
"A Dra. Larissa Muliterno é uma médica excepcional! Explica tudo nos mínimos detalhes, de um jeito que a gente entende, pois é muito calma e atenciosa. Estou fazendo aplicações de substância botulínica e estou amando o resultado, deu um UP em meu semblante. Super indico."
+ 0
Anos de experiência
+ 0 K
Pacientes atendidos
+ 0
Cirurgias realizadas
0 %
Pacientes satisfeitos

COM QUEM É REALIZADO O PROCEDIMENTO

Larissa Muliterno

Otorrinolaringologista e Cirurgiã da Face

RQE 29.225

FORMAÇÃO

  • Médica graduada pela Universidade Estadual de Londrina (2010-2015). 
  • Otorrinolaringologista formada pela Universidade de São Paulo – USP/SP (2017-2020), onde atuou nas áreas de Cirurgia Plástica da Face, Rinologia, Otologia, Otoneurologia, Bucofaringolaringologia e Otorrinolaringologia Pediátrica – atendimento Ambulatorial, Cirúrgico e Plantões em Pronto-socorro Otorrinolaringológico.
  • Pós-graduada em Rinoplastia Estruturada.
  • Curso Hands-on em Toxina Botulínica e suas principais aplicacões estéticas
  • Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL) durante os anos de 2018 a 2020. 
  • Membro Benemérito da Fundação Brasileira de Otorrinolaringologia durante os anos de 2018 e 2019.

Redes sociais

Meu Instagram